“Realmente só existe um momento, que é agora mesmo. E é a eternidade. E é o momento onde Deus nos faz uma pergunta, que é basicamente esta: ‘Queres ser eterno? Queres estar no paraíso?’ E nós dizemos ‘Não, obrigado, ainda não...’ Então o tempo é este constante dizer não ao convite de Deus. Isto é o tempo. Não seria o ano de 50 d.C. mais importante que 2009, entende? Só existe um momento, e é nele que sempre estamos. Isto é apenas a narração da vida de cada um, mas aparte disso, não existe mais que uma história, que é a história de passar do não para o sim. Toda nossa vida é ‘não, obrigado. Não, obrigado.’ E finalmente ‘Sim, eu vou ceder. Sim, aceito. Sim, abraço.’ Esta é a viagem. Todos cedem ao sim finalmente.”
Minha avó foi a senhora mais ativa que eu conheci. Levantava cedo, caminhava a cidade inteira catando goiabas para fazer goiabada. Em fogo de chão. Brincávamos dizendo que era o seu caldeirão de bruxa. As melhores goiabadas de Osório, quiçá do RS. Incansável, cheia de dores depois, e com mania de deixar de comer doces na véspera das consultas médicas, para baixar a glicose.
Não tinha doenças. Tá certo, estava em idade avançada. Com 82 anos é normal alguns problemas da idade. E foi isso que me bateu
Mas não foi assim.
Foi rápido, foi inesperado, foi acidental. Uma rua, um carro... bom, a família já conhece este filme, já ouviu esta música. E agora estarão juntas nossas duas crianças, uma de doze, outra de 82, ambas quitadas prematuramente do nosso convívio.
--\\--
Saindo da sua casa, a última vez que falei com ela, me veio com um pote de goiabada. “Ia te dar esta goiabada, mas eu não sei se tu podes levá-la lá para onde tu vai.” Minha resposta, sorrindo: “Nem te preocupa, vó, nestes três dias que antecedem a viagem vou dar um jeito de acabar com ela”. Hoje, acrescentaria: “Vó, eu não sei para onde tu vais, mas tenho certeza que nunca há de faltar uma goiabeira e um fogo de chão para a senhora mimar os que estão por perto, como sempre fizeste conosco. Um beijo.”
7 comentários:
Força, amigo!
Querido!
Sinta-se abraçado e acarinhado por mim, nesse momento difícil. Não sei como "dar força" à distância, mas o que sei e, vou fazer, é enviar energias positivas para que enfrente essa situação com serenidade.
Muitos beijos e abraços.
se nos mezclan la realidad y la ficción. como el factor accidental de lo real es tan fuerte, hay que seguir reinventando desde el otro lado, desde esa vida paralela. tú sabes lo que te digo. y sabes cómo hacerlo. vida breve, breve... pero solo esta. te abrazo fuerte, amigo.
Querido Maico, ela já encontrou uma amiga por lá, com certeza, que foi um pouquinho antes e que fazia uma chimia de goiaba como ninguém. Idades parecidas, também uma rua... um carro..., só que em santa maria. Abraço carinhoso!
O quê dizer nessas horas...
TE AMO! HOJE E SEMPRE.
Oi...
Não sei nem o que dizer com certeza ela esta muito feliz lá em cima,olhando por nós e com certeza cuidando para que façam as nossas vontades.
Sei que é dificil mas eu sei que ela não ia gostar de nos ver tristes.Então força primo!!!
Te amooo...Andreza Escobar
Tamo junto!!!
Postar um comentário