quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Postagem de fim d..., digo, de início de ano.

Acabou! É tetra! Foi-se 2009.

“e o que você fez? O ano termina e começa outra vez”. Ta certo, hoje vivemos os últimos instantes de 2009 com os vários pontos de interrogação que essa época sempre nos traz. Mas, falando sério, “o que você fez?”, ou o que você fará a partir de agora? Você já se deu conta de que o tempo está passando? Bom, e aí? Por que esse texto tem vários pontos de interrogação? Talvez, queridos amigos (dirijo-me especialmente a vocês porque sei que tem que ser muito amigo para continuar seguindo esse blog por vezes tão chato) vivamos uma das fases com mais pontos de interrogação da nossa vida. Ou não. Já tivemos outras e (tomara!) não será a última.

2009 conseguiu ser um ano lindo e foda ao mesmo tempo. Tivemos encontros fabulosos, reencontros fabulosos, nos divertimos paca, contamos piadas sim, rimos sim, nos divertimos quando estivemos perto e quando estivemos longe. Eu, particularmente, fiz amigos incríveis, mantive amigos incríveis, re-contatei amigos que há tempos não via, despertei sentimentos, relembrei coisas, voltei para os meus, deixei-os de novo...

Em 2009 eu coloquei uma amiga num trem, sabendo que seria muito difícil revê-la. Antes de ela subir, nos dissemos “nos vemos amanhã”. Em 2009 eu ia colocar uma outra amiga em um outro trem, mas cheguei dez minutos atrasado porque o horário do trem foi alterado sem que eu soubesse. E eu sentei na estação deserta e chorei. Piegas, não? Às vezes acontece... chorar numa estação deserta, ou chorar na frente de um computador tentando inutilmente balbuciar palavras já sem sentido, simplesmente por não ter chegado a tempo, ou não ter estado a tempo... isso foi 2009.

Voltar a ser criança e brincar de esconde-esconde numa casa deserta? Foi 2009.
Jogar Uno? Também.
Dançar samba, jogar (lutar?) capoeira e participar de eventos socais brasileiríssimos como feijoadas e afins? Sim, até isso! :)

Foi ano de performances, de defesa de tesina, de eventos de improvisação, de Mimo, de cinema, de leituras... de prêmios, de orgulhos, de voltei a ser público.

Foi ano de dizer te amo para o computador. De dizer te amo olhando para baixo e vendo os pés congelarem sobre a neve em noites de cabines telefônicas. De dizer te amo olhando nos olhos, acariciando têmporas, apertando queixo, abafando respirações, acenando de salas de embarque, patinando no gelo, com os olhos brilhando, com os olhos lacrimejando, com os olhos... de dizer te amo com os olhos.

Foi ano de perceber como somos importantes na vida das pessoas, mas não imprescindíveis. E como a vida segue em movimento, pregando peças, confirmando e negando, sempre avançando.

Caramba, até minha mãe descobriu meu blog esse ano! (beijo, mãe!)

Minha frase de Orkut, aquelas que a gente esquece de alterar por muito tempo, dizia “6002, o ano que já começou virado”. E foi virado que ele continuou, com prós e contras, com alegrias e tristezas, com saúdes e doenças, seguindo o caminho natural de uma vida.

E aí, fazem previsões para 2010...
Quer saber como será?
Provavelmente assim, igualzinho, mas totalmente diferente.
Provavelmente poderemos pegar esse mesmo texto o ano que vem e apenas alterar os números que definem o que chamamos de ano.
Vamos rir bastante, vamos chorar bastante, vamos nos irritar, vamos amar, vamos brincar... e por vezes vamos ser felizes.

Porque a vida continua em movimento, e a barreira do trinta-e-um de dezembro é uma ficção que existe para fazer pensar justamente nessas coisas. Costumo comentar que a gente deveria comemorar a entrada de todos os meses do ano, em festas de Réveillon localizadas, para refletir sobre o mês que passou e traçar metas também para o próximo.

Então, que o teu próximo mês seja lindo. Não vou dizer feliz ano novo. Vamos por partes. Feliz Janeiro, e que isso signifique muito. Feliz primeiro de janeiro, que é para termos a consciência de que a vida se vive um dia de cada vez. Feliz próxima hora, que é do que são formados os dias.

Aproveite as horas e era isso.

O que você está fazendo na frente do computador agora?

Sai daí e vai viver, tchê!

Tudibom!

4 comentários:

Igor de Fato disse...

Você fez parte desse ano de vitórias!



Acompanhe a Retrospectiva 2009 do Blog Igor de Fato e deixe seu comentário, clicando no link http://igordefato.blogspot.com/2009/12/retrospectiva-2009-blog-igor-de-fato.html

Obrigado e Feliz 2010.

cns disse...

gostei de te ler (bertha disse-me isto uma vez, adoro, leerte) nos dois idiomas. autotraduzes-te maravilhosamente. claro que para mim o texto português sempre tem um je-ne-sais-quoi que o torna mais saboroso :) boas entradas amigo, que 2010 nos traga um reencontro!

Márcia disse...

Então... feliz janeiro pra ti também Maico! Abraço!

Guadalupe Casal disse...

Idem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...