quinta-feira, 2 de abril de 2009

De como a mídia pode acabar com uma noite feliz

Comecei a noite amando a TvCom. Terminei odiando.


É uma maravilha podermos estar conectados, assistindo on line a programação da emissora. Eles começaram a transmissão do Prêmio Açorianos e Tibicuera com uma frase que dizia (mais ou menos) assim: “estamos ao vivo do Teatro Renascença, para a cerimônia de entrega dos prêmios la la la...”. Alguém falou sobre a importância da emissora estar transmitindo, o apoio que ela dá à cultura gaúcha e la la la. Balela. Pura e simples balela comercial.


É uma pena que a única emissora que faça a transmissão só esteja preocupada em lucrar em cima disso. No meio do programa (do meio para o final!!!) cortaram a transmissão do prêmio para o desfile Donna Fashion! Sim, meus amigos, não transmitiram os prêmios de Dramaturgia, Direção e Melhor Espetáculo. Nada contra os desfiles de moda, mas a minha paciência, assim como a ética deles, tem limite.


Eu confiei na palavra da emissora. Cheguei a gritar “Viva TvCOM” quando anunciaram o primeiro prêmio do nosso grupo de trabalho. Mas, para meu espanto e surpresa, algum tempo depois, percebi que tinha sido enganado.


Liguei pra emissora.


Após alguns entreveros telefônicos, o cara me passou com um moço simpático que estava ao vivo com a programação da TvCom. O cara me explicou que o Prêmio tinha excedido o tempo de transmissão, e que em vista disso tinham passado ao programa seguinte.


E por quê?


Bom, em linhas gerais: a TvCom tem contrato tanto com o Açorianos quanto com o Donna Fashion. Na grade de programação da emissora, consta “20h30 – Prêmio Açorianos de Teatro e Dança, 22h – Estilo Moda, 22h28 – Previsão do Tempo e 22h30 – Conversas Cruzadas.”


Primeiro: Nunca vi nenhuma cerimônia de Açorianos que tenha durado só 1h30.


Segundo: A mulher, na cerimônia, disse, ao cortar: “Vamos ao Donna Fashion, e quando anunciarem o prêmio de melhor Espetáculo você o verá em tela dividida.”


Terceiro: Sim, dividiram a tela e mostraram o pessoal do Tablao comemorando o prêmio em Dança. Som? Pra quê, se tinha música de desfile na outra metade da tela?


Quarto: A tela do Açorianos saiu de quadro como entrou: de repente. Com o pessoal do Tablao ali, fazendo festa. Nunca mais voltaram ao prêmio. Enquanto escrevo este texto, ainda não sei como prosseguiu a festa. E olha que voltei a assistir o Donna Fashion, a Previsão do Tempo e o Conversas Cruzadas.


E amanhã (ou daqui a pouco) estará estampado no site da empresa o quanto ela valoriza a cultura local e distribui prêmios por votações populares.


E aqui, tão clown quantos os apresentadores da festa gaúcha, nariz de palhaço vermelho combinando com os olhos sonolentos de quem esperou até às 4h da manhã (fuso horário = 5h a mais) para não ver o final da festa, agradeço a propaganda enganosa, o desserviço prestado à nossa cultura e a falta de consideração para com aqueles que acompanham o trabalho da emissora.


ponto.

3 comentários:

Marcelo disse...

Fiquei de cara com isso... que deixassem a transmissão online pelo menos... enfim... eles já colocaram a relação de ganhadores no site pra quem ficou sem saber:
http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=166548&blog=359&coldir=1&topo=3951.dwt

Marcelo Ádams disse...

Maico, entendo tua frustração, mas acho que o erro foi da direção do prêmio, que não cumpriu o que foi combinado. tudo foi avisado, com muita antecedência, que teríamos apenas 90 minutos de transmissão. Faltou organização e planejamento.

Maico Silveira disse...

E aí, Marcelos!

Neste link, a resposta da TvCom, também publicada aqui no blog: http://maicosilveira.blogspot.com/2009/04/tv-com-o-retorno.html

Abrações!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...